WhatsApp

fotografia de uma pistola de airsoft

Com certeza a dúvida mais comum para iniciantes no airsoft é sobre o alcance dos bb’s. E é algo tão importante que mesmo os veteranos precisam saber dessa informação, pois quanto maior o alcance de sua airsoft, maiores as chances de desempenhar um bom jogo usando estratégias baseadas nessa informação. Resumindo: você sempre vai se preocupar com a distância que sua arma pode disparar.

Alcance e precisão da arma de airsoft

Você deseja que sua arma tenha o maior alcance possível, mas quanto custam os rifles sniper de airsoft? Bem, depende, e um desses fatores é o alcance de tiro da arma de airsoft assim como a precisão da arma, dois fatores que apesar de diferentes, estão relacionados. Entenda que se o disparo percorrer uma grande distância, mas sem precisão, não trará vantagem alguma para você, aqui entra então um ponto importante: o alcance efetivo, que é a distância na qual você pode atingir seu alvo sem grandes dificuldades.

Tenha em mente que o  alcance efetivo pode não corresponder ao alcance simples da arma de airsoft. A BB ou chumbinho pode ser capaz de viajar 60 metros, mas com sua arma você só pode alvejar consistentemente a 30 metros...

Alcance e precisão dependendo do sistema de potência

O principal fator para que o alcance efetivo seja o que você espera é o sistema de energia da sua airsoft, sendo que os principais sistemas de energia usam uma mola, gás e baterias.

Mola

Muitas das armas de airsoft de nível básico vêm com um sistema de força de mola. Normalmente, o sistema de energia da mola não se equivale à energia dos sistemas de energia a gás e bateria. Mas com os fps altos dos sistemas de molas de alta qualidade, você pode disparar BBs mais pesadas ​​que terão alcance maior. Além disso, os sistemas de molas tendem a ser bastante consistentes, com baixa variação de fps nos disparos.

Gás

Sistemas a gás têm geralmente maior alcance efetivo em comparação com as armas de airsoft de mola. O gás pode oferecer saída de alta potência que permite usar BBs mais pesadas, enquanto você também pode colocar mais um backspin nas BBs para aumentar o alcance. Porém, a saída de fps não é realmente consistente, perdendo assim a capacidade de um ajuste fino, e prejudicando a adequação às regras do jogo.

Elétrico

Sistemas elétricos costumam ser a melhor escolha para alcance e precisão. Conhecidas como AEG’s (airsoft elétricas automáticas) são as melhores opções para iniciantes, com alto alcance efetivo, muito confiáveis ​​e fáceis de usar. A maioria dos jogadores optam por AEG’s como armas principais.

Expectativas gerais de alcance para principais categorias de armas 

Rifles sniper

Podem alcançar um alcance de 60 a 90 metros. Alguns upgrades simples podem garantir ao menos 100 metros de alcance efetivo. Obviamente, os rifles de precisão têm o maior alcance entre todas as armas de airsoft, possibilitando a você acertar alvos cujas armas de assalto não tenham alcance para acertar você de volta.

Rifles de assalto

Com uma AEG, é possível alcançar cerca de 40 a 50 metros mesmo sem upgrades. Este é o tipo de alcance que se espera de armas como a M4, M16 e a AK.

Pistolas

Essas armas menores tendem a ter alcance mais curto, muito parecido com suas contrapartes reais, e uma boa pistola não passará de 40 metros de alcance efetivo. Com upgrades pontuais, é possível aumentar até para 60 metros o alcance efetivo.

Fatores a considerar

Está procurando uma airsoft ou considerando upgrades? Considere os seguintes fatores.

FPS

Nem sempre quanto maior o fps, melhor será para você. Não surpreende que uma arma de 500 fps, supere alguém com apenas um rifle de 300 fps, sendo que a mais alta permite que você use BBs mais pesadas, resultando em um alcance maior. Mas, por motivos óbvios relacionados à segurança, há um limite para o fps de sua airsoft, o que torna a verificação desse fator importantíssima para você entrar em um jogo. Entenda que fps alto é bom para o alcance efetivo, mas se estiver fora das regras para a prática do airsoft, você não será beneficiado por isso.

Munição

A munição que você usa também pode afetar o desempenho de sua airsoft quanto ao alcance efetivo. Escolher a munição certa é uma maneira fácil de aumentar seu alcance e precisão. Evite BB’s de baixa qualidade, porque eles podem ter imperfeições e irregularidades que  impactam negativamente seu alcance. BB’s mais pesados são geralmente mais precisos e oferecem maior alcance efetivo.

A qualidade dos componentes

A qualidade dos componentes como o hop-up afetam o alcance e a precisão das armas de airsoft mais do que a taxa de fps. Você pode conferir em nossa loja virtual todos os componentes que disponibilizamos para upgrades, todos de ótima qualidade, clicando aqui.

Manutenção Adequada

Você sente que sua airsoft está com pouca precisão e alcance limitado? Às vezes essa situação pode ser resolvida com uma manutenção adequada.  Limpeza, lubrificação e regulagem bem feitos podem melhorar muito o desempenho de sua airsoft. Se você quiser, disponibilizamos aqui uma lista de armeiros que recomendamos. 

Treino e prática

Sua airsoft está com upgrades em dia e manutenção feita? Ótimo, mas lembre-se de praticar e praticar. O alcance efetivo também depende de suas habilidades como jogador, e para que você fique cada vez melhor, nada melhor que treino e prática. 


Gostou das nossas dicas? Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Crédito da imagem de capa e principal

@fuzileirosniper

Comentários ()