WhatsApp
POSSO USAR CAMUFLAGEM DO EXÉRCITO BRASILEIRO?

O operador pode usar fardamento militar do exército brasileiro durante os jogos? Essa é uma dúvida bem comum principalmente para quem está começando a praticar airsoft, pois a tendência sempre é buscar o maior nível de realismo nas partidas, inclusive no fardamento. Eventualmente escutamos as pessoas que fazem parte dessa grande família que é o airsoft falar que não é permitido usar esse tipo de fardamento, será que é verdade? Uma rápida busca em nossa legislação militar nos dá a resposta.

A Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 nos fala em seus artigos 76 e 79, acompanhe:

Art. 76. Os uniformes das Forças Armadas, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são privativos dos militares e simbolizam a autoridade militar, com as prerrogativas que lhe são inerentes. Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito. Art. 79. É vedado às Forças Auxiliares e a qualquer elemento civil ou organizações civis usar uniformes ou ostentar distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças Armadas. Parágrafo único. São responsáveis pela infração das disposições deste artigo, além dos indivíduos que a tenham cometido. Os comandantes das Forças Auxiliares, diretores ou chefes de repartições, organizações de qualquer natureza, firmas ou empregadores, empresas, institutos ou departamentos que tenham adotado ou consentido sejam usados uniformes ou ostentados distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças Armadas.

É importante levar a sério esses artigos, pois a pessoa que não obedecer a legislação terá de responder um crime previsto no Código Penal Militar, acompanhe:

Art.172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses.

Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro. Mas você vê o tempo inteiro jogadores de airsoft usando fardamento camuflado e está se perguntando por que? A resposta é simples: essa lei veta o uso de fardamento militar do NOSSO exercito, mas não fala nada sobre os demais exercitos do mundo, então você pode usar aquele traje camuflado, desde que seja de outros exércitos, como a camuflagem woodland, desert digital ou multicam.

Lembre-se de que um dos princípios do airsoft é a HONRA. Não cumprir a legislação desde civil a militar em nosso meio não é visto com bons olhos, então nada de ter comportamentos que possam causar problemas entre a comunidade do airsoft. Lembre-se: A honra é a coisa mais importante para o jogador de airsoft.

link para loja virtual


Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe!

Crédito da imagem
@machadosniper_airsoft

Comentários ()