WhatsApp
LEVAR TIRO DE AIRSOFT PODE SER PERIGOSO?

Uma pergunta muito comum entre os iniciantes é se há algum risco de lesão ao ser atingido por um disparo de airsoft, pois as bb’s saem da airsoft em alta velocidade. Nesse artigo, você vai saber tudo sobre o assunto, incluindo as experiências de amigos nossos que já participaram de bastante eventos e jogos e os fatores que afetam o quanto que vai doer se você for atingido.

É doloroso ser atingido por um tiro de airsoft?

Para tranquilizar você, na grande maioria das vezes levar um tiro no airsoft não é tão doloroso e nem causa qualquer ferimento. Mas existem fatores que podem tornar o disparo de um airsoft dolorido, e em casos extremos, perigoso. Você pode imaginar que levar um tiro no corpo, de algum operador que está relativamente longe não deve causar dor alguma, porém levar um tiro no rosto, sem estar usando máscara, pode causar até mesmo a perda de um dente ou algum ferimento na boca. Vamos falar um pouco sobre os fatores que fazem um tiro de airsoft ser normal ou levar algum perigo.

FPS

É preciso sempre estar atento ao FPS da airsoft e sempre respeitar os limites de FPS impostos para que o jogo ocorra sem acidentes. Uma airsoft com FPS fora do recomendado pode causar ferimentos nos jogadores atingidos. Aqui vale lembrar para quem gosta de jogar como sniper, de não usar sua airsoft para atingir adversários que estão próximos, pois mesmo que o rifle sniper esteja com FPS dentro do exigido, por ser alto, pode machucar. Lembre-se de sempre usar pistola para combates próximos.

Peso da bb

Existem bb’s de variados pesos e esse é um dos fatores que influencia o quanto pode ser dolorido um tiro de airsoft recebido. Uma bb pesada viajando na mesma velocidade de uma leve, vai causar um pouco mais de dor ao atingir o adversário. Você se lembra da aula de física que nos diz que força = massa x aceleração. Quanto mais massa um projétil tiver, mais força ele transmitirá no impacto. Porém, quando levarmos em consideração a distância, por exemplo, um disparo de uma airsoft de baixa potência a 5 metros, será muito mais dolorido que um disparo de uma sniper de alta potência, a mais de 60 metros de distância. Portanto, peso e distância, tem influência grande no impacto.

Alcance do atirador

As bb’s de airsoft são mais rápidas no momento que saem do inner barrel, e a partir desse momento, desaceleram continuamente devido ao atrito com a atmosfera. Isso significa que levar um tiro à queima roupa vai ser mais sentido do que levar um tiro que foi disparado a dezenas de metros de distância. Aqui segue uma tabela da distância mínima segura para diversos tipos de airsoft, que devem ser respeitadas pelos jogadores. Mas vale lembrar: Cada campo tem suas próprias regras, informe-se antes de entrar no jogo.

PISTOLAS OU REVÓLVERES

    • Sem distância mínima
    • Máximo 350 FPS

FUZIL DE PRECISÃO (DMR)

    • Distância mínima 15 metros
    • Máximo 450 FPS

SUBMETRALHADORAS

    • Sem distância mínima
    • Máximo 380 FPS

FUZIL DE SNIPER

    • Distância mínima 25 metros
    • Máximo 550 FPS

FUZIL DE ASSALTO

    • Sem distância mínima
    • Máximo 400 FPS

FUZIL DE SNIPER ELÉTRICO

    • Distância mínima 25 metros
    • Máximo 500 FPS

FUZIL OU METRALHADORA DE SUPORTE (SAW)

  • Distância mínima 15 metros
  • Máximo 400 FPS

Qual lugar você foi atingido?

O corpo humano tem áreas mais sensíveis que outras e isso vai determinar se vai ser dolorido ou não. Levar um tiro de airsoft no pescoço será mais doloroso que levar um tiro na perna. O rosto é um ponto crítico, que deve ser protegido a todo custo, através do uso de máscara. Agora, acompanhe nosso amigo playmobil, que vai compartilhar sua experiência jogando airsoft e eventualmente sendo atingido por algum disparo.

“Em 2019, quando comecei a jogar, só utilizava boné e óculos de proteção. Então um dia levei um tiro de um sniper na boca, quase perdi um dente e acabou machucando um pouco feio os lábios. Nesse episódio decidi usar sempre máscara. Eu entendo que nem todos gostam de usar proteção no rosto, mas já vi até alguns colegas perderem dentes por causa de não usar máscara telada. Hoje sempre jogo com proteção como capacete, máscara, luva é muito interessante usar também, um tiro atingindo a unha pode machucar feio. Dando um conselho para quem está começando no airsoft, é um esporte legal, a gente se diverte muito, mas existem riscos e para anular esses riscos, existem os equipamentos de proteção. Óculos de proteção são imprescindíveis e máscara sempre é bom usar. Usem equipamento de proteção sempre pessoal, até por que a gente nem sempre sabe quem está atirando, às vezes pode ser um sniper com a airsoft fora do padrão de FPS, e o disparo acaba machucando se não estiver usando proteção adequada.”

O recado do nosso amigo playmobil deixou bem claro a situação. Para evitar qualquer acidente que um disparo possa causar, use SEMPRE os equipamentos de segurança, pois um tiro de airsoft não causa dor e nem ferimentos usando eles de maneira correta. Óculos de proteção são importantíssimos, máscaras, luvas, shemag e fardamento adequado, além de botas garantem sua segurança.

link para loja virtual


Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe!

Crédito da imagem e contribuição no texto
@playmobil.gs29

Comentários ()