WhatsApp
AIRSOFT E/OU JOGOS ONLINE?

Já abordamos anteriormente em um artigo (clique aqui se quiser ler ele) as diferenças entre airsoft e paintball. Mas em um momento de lazer, acabei me deparando com esse tópico no reddit, onde o usuário conta como foi sua experiência de trocar os jogos online por airsoft. Pensei em trazer esse assunto para o nosso blog e colocar em pauta as vantagens e desvantagens na relação entre ambos.

Origens

Surpreendentemente, tanto o airsoft quanto os videogames nasceram na mesma década, a de 70. Os primeiros jogos até são datados de antes disso, porém sua popularização no mundo se deu na década de 70, especificamente em 1972, com o game PONG. A febre do jogo online começou a cerca de 20 anos atrás, com a popularização da internet em banda larga. Com o airsoft, aconteceu algo semelhante: apesar dele ter surgido na década de 70, demorou ainda alguns anos para se popularizar no mundo e no Brasil, só no início dos anos 2000. Não vou entrar em maiores detalhes sobre as origens de ambos, pois deixaria o texto grande demais para um artigo apenas.

O que airsoft e jogos online têm em comum?

Em um primeiro momento, você poderia responder que não há nada em comum entre eles, mas nos aprofundando nessa questão, nos damos conta que há muitas semelhanças compartilhadas entre ambos. O primeiro ponto a ser destacado é que são bons meios de conhecer pessoas e criar novas amizades. Uma partida de airsoft e uma partida de CS:GO tem o mesmo potencial para você conhecer pessoas novas e ampliar o seu círculo social sempre é algo positivo. Vale lembrar também que assim como o airsoft rola aqueles encontros com pessoas que você gosta, jogos online proporcionam a mesma coisa. Outro ponto que ambos compartilham é a melhora na capacidade de tomar decisões rapidamente, devido às situações que exigem pensamento dinâmico. Toda atividade que força o cérebro a tomar decisões é benéfico para o intelecto da pessoa e nada melhor que sejam atividades prazerosas como um jogo de airsoft ou uma partida online.

E quanto às diferenças?

As diferenças entre ambos são mais acentuadas do que as coisas em comum. Por exemplo, enquanto jogar online é benéfico para seu intelecto, porém pode ser prejudicial ao seu organismo, já que o jogador pode ficar sedentário. Já numa partida de airsoft, o jogador vai correr, pular, se abaixar… vai ser exigido um bom preparo físico dele, o que torna o airsoft uma terapia completa, onde o jogador trabalha mente e corpo. Outro ponto a se levar em consideração é que alguns jogadores online, por se sentirem protegidos, podem ter comportamento bem tóxico trapaceando, criando confusão e deixando o ambiente do jogo online hostil. No airsoft, é de raríssima ocorrência isso, pois a base do jogo é a honra, para garantir a diversão de todos.

Jogos online E/OU airsoft!?

É claro que nada impede a pessoa de jogar online e praticar airsoft e vamos dar voz para um operador que pratica airsoft e manda muito bem nos jogos online, o @snipergoiano vai falar um pouco sobre suas experiências com ambos!

sniper goiano

"Todos que buscam o airsoft procuram imersão além da possibilidade de ampliar o círculo social e a quebra de paradigmas. Eu comecei pelos games e os que faziam sucesso na época eram contra, resident evil, battlefield… cara, quase esqueço de mencionar medal of honor, um clássico. Desde essa época eu já era apaixonado por simulação de combate. Mas chegou o momento que percebi que estava sedentário, com vida social pouco ativa no mundo real. Existem outros esportes, claro, tais como futebol, basquete, mas para mim, que gostava de tiro em primeira pessoa e jogos de ação, o único esporte que me trouxe a mesma sensação que tenho quando jogo online, é o airsoft. Existe o paintball que é uma alternativa bacana, mas o airsoft é destacado. Mesmo com pouco dinheiro em caixa, é possível comprar uma pistola spring simples, equipamento de proteção com certificação e isso acaba aguçando a curiosidade sobre o esporte. Mesmo pessoas que não tem muita ligação com essa cultura de jogos/filmes de ação, acabam envolvidos com o airsoft, pela adrenalina que o jogo de airsoft proporciona. No meu caso comecei como assault e fiquei um ano jogando nessa função para então trocar pela função de sniper, onde estou até hoje. Cara, é isso… o airsoft te proporciona algo bem real. A maioria das pessoas que saem da frente da tela dos jogos, seja console, pc ou celular, acabam escolhendo o airsoft como substituto. Hoje eu viajo o Brasil todo, visitei vários estados para jogar as diversas modalidades de airsoft, como o speedsoft que tem regras diferentes, o real action e o MilSim, que a galera curte mais. Eu que sou criador de conteúdo, ainda consigo ver os jogos de duas maneiras, jogando e assistindo, vendo os acertos e os erros, assim melhorando habilidades que às vezes nem sabia que tinha. Hoje, ainda jogo COD e fortnite, 3 a 4 vezes por semana, mas o foco é no airsoft."

link para loja virtual


Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe!

Crédito das imagens do artigo e contribuição com o texto

@snipergoiano

Crédito da imagem
@DCStudio

Comentários ()